quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Historias de "Martisor"


No dia 1 de Março celebrasse o MARTISOR, que simboliza o ressurgimento da Primavera, após os longos meses de Inverno. Neste dia, os homens oferecem às mulheres uma flor e um martisor, que significa ”Martisorul“ e é composto por um pequeno pino, atado com uma corda feita com dois fios um vermelho e um branco. Estes pendentes devem ser usados no lado esquerdo do peito, durante toda a semana, até ao dia das Mulheres – 8 de Março (mas, em algumas regiões, o MARTISOR usa-se do dia 1 dia de Março até ao dia 1 de Abril, e a seguir pendura-se a uma árvore).
 O Mãrtisor é um pequeno amuleto, com fios vermelho e branco entrelaçados e que é oferecido às esposas pelos maridos e os filhos às mães.

O Mãrtisor que é oferecido no dia 1 de Março é o nome popular deste mês.  É uma festa tradicional romena, que celebra a vinda da Primavera com também o ressuscitamento da Natureza.
Existem descobrimentos arqueológicos que indicam que esta tradição dura há mais de oito mil anos. Os fios entrelaçados, com o tempo, ganharam vários significados. O vermelho significa sangue, fogo e sol, nascimento, a vida, mas em particular a Mulher. O branco significa a profundeza das águas, as nuvens, a neve fria, a sabedoria do Homem. O entrelaçar deste dois fios é a eterna e inseparável ligação destes elementos esencias na vida.
O Mãrtisor é colocado no peito durante nove dias, chamadas ”idosas“, para que depois o amuleto seja pendurado numa árvore enflorecida.
As ”idosas“ são os dias que cada um pode escolher com antecedência e consoante o clima daquele dia vai se saber a nossa sorte naquele ano. Um dia com muito sol quer dizer que vamos ter muita sorte em amor e não só.
Existem várias lendas que falam sobre as tradições da Primavera mas todas elas se referem à felicidade, ao amor, à vida.
Os festejos da Primavera começam com o dia 24 de Fevereiro, quando é celebrado o ”Dragobetele“ (Deus do Amor). No mesmo dia são celebrados os noivados imaginários, que muitas vezes acabavam em casamentos a sério.




Sem comentários:

Enviar um comentário